quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Charge publicada no jornal da Adufrj




Essa charge foi publicada numa edição recente do jornal da Adufrj (sindicato dos professores da UFRJ).

Enfim, as últimas bolsas atrasadas caíram hoje. Mesmo assim vou falar desse assunto.

As bolsas dos estagiários da UFRJ atrasaram dois a três meses, quer dizer, desde novembro, ou mesmo outubro. Para alguns, isso não significou nada, ou muito pouco. Mas para muitos estagiários ficar três meses sem receber equivaleu - literalmente - a passar necessidades. Toda semana eu recebia emails de estagiários perguntando quando as bolsas cairiam (como se eu detivesse tal conhecimento!).



Em meados de dezembro, quando as bolsas de novembro já começavam a atrasar, já tinha bolsista de tudo quanto é lugar da UFRJ conversando entreouvidos reclamando de chefes aqui e acolá que exigiam que os pobres diabos não "faltassem" ao estágio. Ou seja, mesmo não tendo sequer o dinheiro da passagem para exercer o dever de chegar ao local do estágio, o candango-estagiário TEM que dar seu jeito de comparecer!


Ficou claro pra mim que esse tipo de distorção de valor muitas vezes é fruto de uma postura organizacional "sem querer querendo" impregnada de elitismos. O principal deles: achar que o estagiário “não tem que contar com a bolsa mesmo”. Não é de se admirar que certos chefes/professores jamais compreenderão a situação de quem realmente depende das bolsas. Seus umbigos são mais preciosos!


Mas agora está tudo bem, obrigado. As bolsas caíram, fazendo a felicidade geral do povo. A vida na UFRJ segue em frente apressando o passo já que o atraso das bolsas atrasou tudo. Os estagiários começam a retomar seus postos, e é assim mesmo que tem que ser.


E vamos mudando logo o rumo dessa prosa e esquecer de vez desse assunto, porque a gente tem que se esvaziar dessa revolta pra voltar a se espantar e se revoltar de novo no final desse ano, quando todas as bolsas voltarem a atrasar de novo.


Aí a gente finge que nunca viu isso acontecer.

Nenhum comentário: