Eis uma ilustração que fiz pro primeiro Jornal da UFRJ do ano. Pra uma matéria que fala sobre a crise nas licenciaturas.
Para criar uma charge, faço a leitura do tema sempre a partir dos próprios fatos. Já nas ilustrações editoriais, minha leitura geralmente se baseia em elementos. Isso quer dizer que pra produzir uma ilustração a partir de um texto ou uma matéria, eu tenho que abstrair ao máximo as informações centrais, para extrair o que há de mais primordial no texto.
Esses elementos primordiais são a síntese, o resumo do texto, são os elementos visuais que servem de material de trabalho aqui. Nesse caso usei o lápis, o apontador e a ponta para criar uma identidade gráfica que remetesse à idéia de escola e educação, assim como a correlação da disposição espacial desconexa desses elementos, que remete ao caos que as licenciaturas atualmente passam.
Por fim, tentei estruturar a composição de forma que a relação de seus elementos (lápis, apontador e pontas), se desse de forma a proporcionar o melhor equilíbrio visual possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário