quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Esperável público...
Não sou blogmaníaco. Nem tenho contador. Ou seja, não sei quantas pessoas olham esse blog por dia. Espero que sejam pelo menos umas duas: eu e você.
Mas, depois de meses de jejum digital, eis que finalmente me encontrei a sós com um scanner, aí, já sabe, resolvi tirar o atraso... Postei bastante coisa de uma vez, umas 26 ou 27 postagens. Vale a pena dar uma olhada.
Se for o caso, prepare-se para mover sua barra de rolagem por quilômetros...
Deixo aqui um sincero agradecimento ao Ivan Cosenza de Souza, o filho do Henfil, que autorizou a publicação dos desenhos da personagem Graúna que fiz em algumas charges. Também agradeço ao amigo e colega de profissão Márcio Malta, o cartunista Nico, por ter sido um grande incentivador do meu trabalho.
Abraço!
Diego Novaes.
III SEMANA DE QUADRINHOS UFRJ!!!
29/10
20h - DEBATE - MÍDIA DIGITAL E ARTE SEQUENCIAL
Debatedores: Carlos Holanda e André Dahmer
20h - DEBATE - QUADRINHOS E HUMOR POLÍTICO
18h - WORKSHOP DE MANGÁ - STUDIO SEASONS
Para não deixarmos órfãos os apreciadores da modalidade oriental dos quadrinhos, teremos aqui apontamentos sobre as principais diferenças na construção dos Mangás, personagens e conteúdo das histórias.
20h - DEBATE - PUBLICAÇÃO DE HQ´s NO BRASIL
Muitos quadrinistas iniciantes encontram dificuldades para publicar seus trabalhos. O debate irá pautar as possibilidades para a publicação de material autoral, apesar da falta de investimento nesse setor no Brasil.
Debatedores: Zope e Renato Lima
Frase do Dia
Leia a entrevista com esse grande jornalista na íntegra em: http://www.fazendomedia.com/novas/entrevista150206.htm
"E daí?"
"No dia 20 de janeiro deste ano, a empresa Aracruz Celulose S/A mobilizou helicópteros, bombas, armas e 120 agentes da Polícia Federal do Comando de Operações Táticas (COT), vindos de Brasília, para destruir duas aldeias e expulsar 50 pessoas dos povos Tupiniquim e Guarani de sua terra tradicional, no município de Aracruz-ES. (...)
(...) No noticiário das grandes empresas de mídia, não se viu nenhuma mãe Tupiniquim ou Guarani com seus filhos chorando, nenhum ministro do governo condenando a ação ou mesmo o dono da empresa lamentando a violência. "
"Todos esses veículos, [revistas e jornais da grande imprensa, corporações de mídia] e mais a televisão, atingem milhões de pessoas e estão concentrados em poucas mãos, divulgando aspectos parciais da verdade, quando não mentiras e falsificações deslavadas sem nenhum controle, produzidas sempre do ponto de vista dos vencedores. Aí sim estamos falando de doutrinação muito poderosa, porque diária e cotidiana."
Informe-se em: http://www.fazendomedia.com/novas/politica160306.htm
Administração Universitária
"O método de implementação do REUNI na UFRJ não está dissociado de seu conteúdo: arbitrário, golpista e nefasto para a qualidade da Educação Pública. Por conta disso, a Reitoria da UFRJ lança mão de seus instrumentos burocráticos para impor à comunidade acadêmica a adequação aos projetos governamentais. Através do Plano Diretor 2020, cujas diretrizes foram aprovadas numa Sessão durante as férias em que não estava na pauta esse ponto e cujas emendas foram aprovadas numa Sessão Extraordinária convocada de sexta-feira para segunda-feira seguinte pela manhã, Aloisio Teixeira e o Conselho Universitário preparam o terreno para a degradação da Educação na UFRJ."
Fonte: convocatória à assembléia geral dos estudantes da UFRJ: 18/9, quinta-feira, às 12h30, no Teatro de Arena da Praia Vermelha - Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa
(Como sempre digo, nada pessoal meeesmo. Espero que dessa vez ele não me venha com outro texto me chamando de "deplorável, frustrante, dregradante, apolítico" e blá, blá, blá...)"A FAVORITA!"
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu em declarações ao jornal argentino "Clarín" que deseja uma sucessora presidencial "que seja mulher". Na segunda parte da entrevista exclusiva ao jornal portenho publicada hoje - coincidindo com a visita da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, à Brasília - Lula indicou que vai escolher seu sucessor. "Não posso dizer quem é, mas existem muitas possibilidades de que (o sucessor) será uma mulher", disse Lula. "
Ocupação na Reitoria da UERJ
"Companheiros, no dia 09 de setembro os estudantes, em assembléia, decidiram ocupar a reitoria da UERJ por bandejão, melhores bolsas, e mais verbas para a UERJ. Estamos pedindo moções de apoio, pois nesse momento o fortalecimento do movimento é importante para garantir as reivindicações dos estudantes. Segue um exemplo, como sugestão, de moção de apoio à ocupação. Pedimos também para as entidades que puderem uma doação financeira, pois a ocupação necessita de dinheiro para custear a alimentação. Por dia, o custo da ocupação em alimentação é de cerca de 500 reais. Saudações fraternas, Paulo Gajanigo (tel: 8866 6118) "
Moção de apoio aos companheiros na ocupação da reitoria da UERJ
Vimos por meio desta, expressar nosso apoio à luta dos estudantes que se encontram ocupando a Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Entendemos que esta ação não é só dos alunos da UERJ, mas de todos os que, inspirados pelos movimentos de ocupação de reitorias de 2007 (USP; UNB...), reivindicam uma Universidade pública, gratuita e de qualidade. Este é o interesse de todos aqueles que sofrem com o ataque e descaso a educação por parte dos governos estaduais e federais.
Os estudantes da UERJ vivem uma situação de crise. Nos últimos anos houve casos como o incêndio em 2007 e a queda de um bloco de concreto da rampa do 12º andar, em 2006, e o crescente corte do orçamento da universidade.
Diante de tudo isso, mais de 500 estudantes se reuniram em assembléia, na qual decidiram apoiar a greve, com a exigência de que seus interesses também sejam atendidos. A luta é pelo adiamento do vestibular até a garantia de mais verbas para universidade, do bandejão público, gratuito e de qualidade, das bolsas compatíveis com as necessidades dos alunos, creche universitária e do alojamento, do ônibus inter-campi, da abertura de concurso publico para professores, e pelo aumento da oferta de vagas para o aproveitamento de estudos no campus Maracanã para as unidades FEBF e FFP.
Convocamos outras entidades a apoiarem a luta dos companheiros da UERJ, neste momento histórico não só para a Universidade, mas para todo o movimento estudantil nacional.
Envie a moção de apoio em nome de seu sindicato ou entidade para:
Comissão de Ocupação da UERJ
Tel: (21) 2228 4748
E-mail: ocupacaouerj@gmail.com
BLÉÉÉÉÉÉ...
"O Henfil tinha uma visão crítica da grande mídia impecável. E, como tudo que ele fazia, era de uma radicalidade impressionante, no sentido mais belo da palavra "radical", de raiz. De modo que a figura do Henfil é emblemática no sentido de que nós temos que resistir às tiranias que não foram vencidas, a do dinheiro e da informação, que são duas tiranias muito poderosas, muito insidiosas."
Fonte: http://www.fazendomedia.com/fm0028/entrevista0028.htm
Inocência presunçosa...
(...) "Infelizmente e, apesar de tudo, o TSE (Tribunal Superior? Eleitoral), baseado na chamada "presunção de inocência" (já que esses candidatos respondem processos mas ainda não foram considerados culpados em última instância), avisa que eles podem concorrer. É injusto isso. É injusto que tenhamos que ver (e ter) de novo no poder, como representantes da sociedade, políticos com a ficha suja. Uma desmoralização gritante."
Leia mais em: http://sakuxeio.blogspot.com/2008/07/seu-candidato-tem-ficha-suja-em-nome-da.html
Latrina cultural
De rabo preso...
(...) "quando alguns falam em "bem comum", estão é defendendo os seus bens particulares; quando proclamam a defesa do interesse público, o fazem para garantir interesses privados; quando bradam por Justiça só querem a de classe, que protege os mais ricos com o manto da impunidade." (...)
Leia mais em: http://www.chico50.com.br/prefeito/artigos/2-artigos/71-a-honestidade-nao-devia-ser-virtude
Coitada da Graúna...
Pra quem porventura se interessar, uma entrevista que o Henfil á Caros Amigos (há muito, muito tempo...)
http://carosamigos.terra.com.br/da_revista/edicoes/ed59/neusa_pinheiro.asp
Quase um século depois...
Poderes globais!
(...) "a tentativa de alteração do fuso horário brasileiro sem debate público não é nova, mas com a última onda de pressão sobre os parlamentares, e com a postura submissa destes em relação ao principal grupo de comunicação do país, o que parecia impossível tornou-se uma possibilidade real. Na noite de hoje, 11/4, quatro dias após a entrada em vigor da regra do horário local para a programação de TV, o Senado Federal aprovou em plenário o Projeto de Lei do senador Tião Viana (PT-AC) que altera o fuso horário nessas regiões". (...) Para quem ainda se surpreende com a submissão dos poderes públicos aos interesses mercadológicos, em detrimento da cidadania, o artigo prossegue destacando que, depois dessa vitória, a ofensiva da Globo aumentou: a empresa de comunicação deverá fazer novas investidas, no sentido de tentar derrubar a classificação indicativa."
Texto na íntegra em: http://www.fazendomedia.com/2008/diaadia20080415.htm
A farra dos royalties...
"A recente descoberta das reservas petrolíferas da camada do pré-sal de Tupi e Júpiter atiça a cobiça no Planalto Central. Não ainda uma realidade, as reservas fazem com que magos a serviço do governo já pensem em criar uma nova estatal — a Petrosal (?) — para administrar a exploração do minério. (...)
(...) Junto com esse novo imbróglio vem a idéia de Lula definir, através de uma comissão interministerial, mudanças nas regras de divisão dos lucros e royalties derivados da exploração das novas reservas. Por isso, no Congresso Nacional já está havendo verdadeiras escaramuças entre parlamentares fluminenses e dos demais estados, uma vez que todos querem “meter” a mão na cumbuca pertencente ao Estado do Rio de Janeiro. (...)
(...) Olho vivo, pois esta grana é findável. E, se criarem a tal nova empresa e aumentarem a distribuição, a galinha porá menos ovos de ouro na seara fluminense. E ninguém saberá para qual ralo — ou bolso de alguém — ele foi escoado. No Governo de Rosinha, nunca se soube para onde foi. E aí seu Cabral Filho???"
Fonte: jornao OPINIÃO, do SINDJUSTIÇA, setembro 2008.
Mídia Feudal
"O Brasil está longe de ter uma mídia independente e democrática. O mercado de TV é controlado por seis grandes grupos, que movimentam anualmente cerca de US$ 3 bilhões, sendo que quase metade desse total (US$ 1,59 bilhão) está concentrada nas mãos da Rede Globo. Segundo relatório da Article 19, que atua na promoção e proteção ao direito à liberdade de expressão, são essas seis empresas que controlam a informação "em conjunto com seus 138 grupos afiliados, um total de 668 veículos midiáticos (TVs, rádios e jornais) e 92% da audiência televisiva - a Globo, sozinha, detém 54% da audiência da TV (em um país em que 81% da população assiste TV todos os dias, numa média de 3,5 horas por dia)". "
fonte: http://www.proconferencia.com.br/artnot.cfm?noticia=57
Contribuição Negocial - a nova mamata!
texto de Sandro Barros
"O governo federal, através do Ministério do Trabalho, vai encaminhar ao Congresso Nacional a proposta de extinção do imposto sindical. (...) É que, no mesmo projeto, consta a criação de uma nova contribuição, a ‘negocial’, que poderá subtrair até 1% dos ganhos anuais do trabalhador, o que corresponde a 13% do salário mensal. Caso a matéria seja aprovada, o novo desconto poderá representar quatro dias de salário. Uma garfada e tanto!"
"(...) Com a recente legalização das centrais sindicais, a maioria delas passou a receber parte da divisão da bolada do imposto — 10% dele é destinado às seis centrais governistas (CUT, Força Sindical, UGT, NCST, CTB e CGTB). (...) ano — de R$ 55,55 milhões — chegou a aumentar o orçamento das centrais em até 12 vezes. "
Fonte: jornal OPINIÃO, do SINDJUSTIÇA, setembro 2008
Tribunal Popular
Tribunal Popular: o Estado Brasileiro no Banco dos Réus
Neste ano de 2008, comemora-se o aniversário de 60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem e no Brasil, em especial, temos outras comemorações de importantes marcos na construção da nossa suposta democracia, como os 120 anos da abolição formal da escravidão, os 20 anos da Constituição Federal e a maioridade do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Apesar da importância desses documentos, as celebrações oficiais apresentam um Brasil que não existe, mostrando um país comprometido com a efetivação dos direitos fundamentais. Mas a História nos traz outra realidade.
Nos últimos anos, o Estado brasileiro tem se mostrado o principal violador dos direitos dos seus cidadãos. Seja através de suas inúmeras omissões ou ações violentas, o Estado mata e deixa morrer, assim como não garante o mínimo de serviços básicos para sua população, como saúde, saneamento e moradia. As poucas vozes que se levantam contra essas práticas são reprimidas, criminalizadas ou busca-se escondê-las, sejam estas movimentos sociais, organizações não governamentais, sindicatos ou apenas indivíduos preocupados com as opções de política de Estado que os governos que vem fazendo.
Buscando denunciar esta realidade e suas violências cotidianas, estas mesmas entidades, movimentos e pessoas resolveram se juntar e organizar um evento que denuncie este Estado hipócrita e assassino, apresentando um contra-discurso que efetivamente discuta a questão dos direitos fundamentais e suas violações no Brasil. Daí surgiu o projeto “Tribunal Popular: o Estado Brasileiro no Banco dos Réus”, uma iniciativa popular que discutirá toda esta problemática.
Para este trabalho foram escolhidos quatro grandes temas:
· Violência policial e as mega-operações no Rio de Janeiro: a chacina do Complexo do Alemão e outros casos
· Violência e genocídio de jovens negro e pobres em São Paulo: os crimes de Maio/2006 e as execuções sumárias sistemáticas
· Prisão e execuções sumárias na Bahia: o sistema carcerário e a morte de jovens negros
· Criminalização e violência estatal contra movimentos sociais e sindicais
O Tribunal será realizado nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2008 na Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito da USP, no Largo do São Francisco, mas diversos eventos preparatórios serão realizados até lá. Convidamos a todos para participar desta construção!