quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ocupação na Reitoria da UERJ


"Companheiros, no dia 09 de setembro os estudantes, em assembléia, decidiram ocupar a reitoria da UERJ por bandejão, melhores bolsas, e mais verbas para a UERJ. Estamos pedindo moções de apoio, pois nesse momento o fortalecimento do movimento é importante para garantir as reivindicações dos estudantes. Segue um exemplo, como sugestão, de moção de apoio à ocupação. Pedimos também para as entidades que puderem uma doação financeira, pois a ocupação necessita de dinheiro para custear a alimentação. Por dia, o custo da ocupação em alimentação é de cerca de 500 reais. Saudações fraternas, Paulo Gajanigo (tel: 8866 6118) "




Moção de apoio aos companheiros na ocupação da reitoria da UERJ

Vimos por meio desta, expressar nosso apoio à luta dos estudantes que se encontram ocupando a Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Entendemos que esta ação não é só dos alunos da UERJ, mas de todos os que, inspirados pelos movimentos de ocupação de reitorias de 2007 (USP; UNB...), reivindicam uma Universidade pública, gratuita e de qualidade. Este é o interesse de todos aqueles que sofrem com o ataque e descaso a educação por parte dos governos estaduais e federais.
Os estudantes da UERJ vivem uma situação de crise. Nos últimos anos houve casos como o incêndio em 2007 e a queda de um bloco de concreto da rampa do 12º andar, em 2006, e o crescente corte do orçamento da universidade.
Diante de tudo isso, mais de 500 estudantes se reuniram em assembléia, na qual decidiram apoiar a greve, com a exigência de que seus interesses também sejam atendidos. A luta é pelo adiamento do vestibular até a garantia de mais verbas para universidade, do bandejão público, gratuito e de qualidade, das bolsas compatíveis com as necessidades dos alunos, creche universitária e do alojamento, do ônibus inter-campi, da abertura de concurso publico para professores, e pelo aumento da oferta de vagas para o aproveitamento de estudos no campus Maracanã para as unidades FEBF e FFP.
Convocamos outras entidades a apoiarem a luta dos companheiros da UERJ, neste momento histórico não só para a Universidade, mas para todo o movimento estudantil nacional.

Envie a moção de apoio em nome de seu sindicato ou entidade para:
Comissão de Ocupação da UERJ
Tel: (21) 2228 4748

E-mail: ocupacaouerj@gmail.com

Nenhum comentário: