terça-feira, 17 de novembro de 2009

A vez da solidariedade


Essa charge foi publicada no jornal EXTRA do último domingo, dia 15 de novembro.




Bom, pessoas,

Aqui nesse espaço costumo criticar os mais diversos absurdos que acontecem Brasil e mundo afora, desde escândalos no Senado até quase linchamentos de alunas de mini-saia. Porém nada me é mais comovente e tocante do que o drama pessoal de uma família que teve um filho ou uma filha violentamente arrancado de seu seio.

O motivo desta postagem é algo imensamente perigoso: o sequestro de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro, em sua maioria meninas. É um debate que a sociedade precisa encarar de frente, pois essa realidade intolerável é cada vez mais presente na vida de muitas das nossas famílias.

Abaixo seguem informações mais precisas sobre esse tema tão desconfortável e ao mesmo tempo tão urgente. Por favor leia. Se puder, compareça.



"Nesta quarta-feira (18/11), haverá o lançamento do Projeto Sou da Vez, do Movimento Helaiz, formado por mães em luta pela prevenção ao sequestro e ao desaparecimento de crianças. Será um ato lúdico, realizado de 14h às 17h, no auditório do Centro de Artes Calouste Gulbekian, na Rua Benedito Hipólito, 125, Praça Onze, Centro do Rio. Haverá teatro com as crianças da Casa das Artes - Mangueira, debate com autoridades de Direitos Humanos e de Infância e Juventude, lanche e o lançamento oficial do projeto, com uma apresentação das mães do Helaiz, que fundaram o movimento depois de ter as suas filhas sequestradas.

O projeto envolve, em uma primeira etapa, a realização de uma campanha para tentar sensibilizar a população sobre a necessidade de se manter as crianças sob permanente cuidado de adultos. A Fiocruz doou os primeiros mil cartazes que serão distribuídos em comunidades, escolas, postos de saúde, bares, entre outros espaços de circulação de adultos. A arte do cartaz, assinada por Diego Novaes, será apresentada no ato de lançamento do projeto.

Enquanto cobra do Estado políticas públicas de proteção à vida das crianças e adolescentes, o Movimento Helaiz também acredita na importância de promover, por meio do Projeto Sou da Vez, o resgate da solidariedade comunitária no cuidado das crianças, para que nenhuma fique sozinha na rua ou em casa, sem a observação de um responsável.

O sequestro de crianças e adolescentes ocorre no Rio, principalmente, com meninas, de 9 a 14 anos, moradoras de favelas ou comunidades pobres. Elas são levadas por estranhos quando ficam em casa ou na rua porque os pais saem para trabalhar e não têm dinheiro para pagar babás, sem a alternativa de creches para essa faixa etária. Há notícia de que tenham ocorrido pelo menos quatro sequestros de meninas neste ano no Rio."

Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/11/maes_lancam_campanha_para_prevenir_o_sequestro_e_o_desaparecimento_de_criancas_46815.html

Mais informações
Paula Máiran - 9114-6211/2588-1268
Assessoria de Comunicação - Mandato Marcelo Freixo (PSOL)


http://helaiz.spaceblog.com.br/2/

http://www.marcelofreixo.com.br/site/?page=noticias&id=1507§ionid=12&catid=24

10 comentários:

Fero disse...

Realmente, Diego, isso
é um mal silencioso que
ronda os lares no nosso
país. Muito Cuidado!!
Valeu a abordagem.
Abs. Fero

André disse...

Fala Diego!! Estava meio sumido daqui, mas voltei! Gostei da charge e ainda mais por situá-la com uma notícia/texto.

Estou de site novo, dá uma passada por lá.

Diego Novaes disse...

Oi Fero!

Bem silencioso mesmo é esse mal. A questão aqui é de classes: crianças pobres que sumiram são meramente tidas como desaparecidas. Já crianças ricas na ou de classe média na mesma situação são classificadas como sequestradas.

E não é um mero problema das autoridades. A nossa própria hipocrisia como sociedade permite esse tipo de abordagem absurda.

Abraço meu camarada!!

Diego Novaes disse...

Fala André Craby Jelly!

Eu meio que não consigo me conter e acabo escrevendo, por mais que uma imagem valha mais que mil palavras... rsrs

Ontem um sociólogo me perguntou se eu sou jornalista.. kkk

Quem sabe no futuro?

Já passei no teu site, mas vou dar uma olhada lá de novo.

Abraço!!!

andré abreu disse...

salve Dom Diego, charge genial!!!

abs

Diego Novaes disse...

Valeu Andrezitooo!!!

Unknown disse...

oPa! Faleique esse guri tem futuro!Mazzaaaa...éissoaiDiego...a primeira de muitas nos jornais de brasilsilllllll....! Abração

vitor vanes disse...

Bom Irmão! Tô querendo um jornal para publicar! Tenho que me animar.
Mas vai acontecer na hora certa!

Abração! E sucesso prá nois !!

Vanes.

Paraguaya disse...

Oi querido.

Só passando pra deixar meu "oizinho" e dizer que seu blog ta cada dia mais recheado de coisas boas e significativas para seus seguidores, tenha certeza disso.

Um hiper abraço e bom fim de semana.

PS: Nova postagem no meu blog com direito a foto minha...ehehehe

Diego Novaes disse...

Respondendo um a um:

Diemerzito, publicar eu publiquei, mas foi num cantiiiiiinhozinho...Eheheh... mas como diz uma amiga minha, mais vale um pintinho...

Vitor, esquenta não, teu trabalho é ótimo, não vai faltar veículo pra ti, meu cumpádie!!

Paraguaya, que bom ver você por aqui, garota, volte sempre...rs. Vou lá ver sim, ok?


Abraços a todos!!!