Da esquerda pra direita: Zé Roberto Graúna, Duartte, eu, Souza, Nei Lima e André Brown
Ontem fui a mais um pequeno encontro de cartunistas, dessa vez na casa do grande Zé Roberto Graúna. Lá o Zé nos mostrou uma pequena e preciosa parte de seu imenso acervo de arte, como originais dos lendários cartunistas Guidacci, Mendez, Nássara e J. Carlos, dentre muitos outros! Foi uma viagem ouvir os caras contando como tinham nesses velhos mestres referências profissional e pessoal.
No entanto, a conversa informal acabou virando uma reunião bem mais séria que varou a noite, pois o assunto em voga foi justamente mercado editorial no Rio de Janeiro. Principalmente o que fazer diante do fato de que muitos dos nossos colegas cobram valores bem abaixo do valor de mercado por seus desenhos, prejudicando o resto da categoria. A partir desse consenso, esboçamos ali a meta de voltarmos a nos reunir para nos organizarmos nesse sentido. Espero que dê certo!!
Bom, no mais, entre histórias fascinantes de exposições, parcerias e salões de humor, eu, que ainda não tenho muita história pra contar, resolvi arriscar alguns rabiscos, que tô postando aqui por sugestão deles mesmos... rsrs
15 comentários:
Eita! Os cara é bão hein Diego!
Porra, nunca fui à um encontro de cartunistas =P
Um dia quem sabe, tb pra quem mora em Santos Dumont, aqui em Minas, é foda...
Abs!
Zezim!
Perdoem-me meus milhões de colegas cartunas aqui do Rio, mas aí vc tem chance de ser o cara, e não um dos caras!
Pense nisso!
Abraço!!
Sobre a postagem, gostei muito. Independente do que vai dar isso, acho válida a tentativa de organizar alguma coisa em grupo. Aproveite que vc está cheio de vontade e agite isso! Eu juro que participo de qualquer iniciativa. Abração!
Eu vou agitar sim, não vou deixar vocês em paz...ehhehe
De repente quem sabe, temos a chance de fazer algo diferente, algo que realmente nunca foi feito?
Esses caras tem uma experiência enorme, precisamos canalizar todo esse potencial.
Abraço,Zé!
A história nos conta que todo movimento expressivo e marcante foram realizados por indivíduos e não indivíduo, esse pode ser o início de algo significativo para o movimento da ilustração carioca tão diluída e individualista. Se começarmos efetivamente hoje a dar os primeiros e concretos passos poderemos no futuro desfrutar de um cenário rico, unido e mais organizado.
Só depende de nos que somos o movimento não só fazemos parte.
Abraço grande do grande
Souza.
Tá certíssimo!
Falou tudo, grat carttonist Souza, nada tenho a acrescentar!
Apenas mudando nossos hábitos eremitas de desenhista podemos passar a nos reunir pra melhorar esta situação! As melhores idéias nesse sentido surgem através do diálogo e troca de experiencias, nem tem outro jeito!
Abração, valeu pela visita!
O André Brown eu conheço! \o/ Quase freqüentei a oficina d desenho dele. E fiz oficina c/ ele na 1ª semana d quadrinhos! \o/
Olá, amigo Diog... quer dizer, Diegão! Rererê...
Cara, ficou muito legal essa postagem com os seus (nossos) rabiscos!
É muito importante você registrar os seus traços, que ainda estão amadurecendo, mas que já mostram que por aí tem um artista com muita vontade de crescer!
Essa pequena reunião que virou algo mais interessante, com um papo sadio e com um objetivo coeso, merece uma continuidade, que poderá esclarecer e firmar a vontade de nos valorizarmos diante das emnpresas que querem sempre barganhar com os profissionais do traço.
Por outro lado, conforme eu e o Brown propusemos, vamos fornecer dicas a quem estiver interessado em crescer nos seus conhecimentos teóricos e práticos!
Então é isso pesssoal, vamos agitar essa galera!
O primeiro ponta pé já foi dado.
Abração!
Fala Will!!
O Brown estará de volta na IV Semana de Quadrinhos da UFRJ, presença confirmadíssima!!!
Abraço!!
Fala mestre da carica!!
Eu tenho mega vontade de crescer e não nego, cada desenho que faço é um compromisso de ser um cadim melhor que o anterior (tudo bem que nem sempre consigo...rs), mas juro que tô tentando!!
Concordo plenamente com vc, precisamos sim nos afirmar como profissionais do traço que somos, rever nossos conceitos de valor de mercado e começar a organizar e a pensar os próximos passos. Em São Paulo o mercado de desenho é muito menos inóspito do que o daqui do Rio, e precisamos fazer alguma coisa a respeito disso. Não dá mais pra ter colegas nossos cobrando 50 reais por um dia inteiro de caricatura ao vivo, ou charges editoriais feitas pra sindicatos e editoras por um preço ínfimo!
Precisamos valorizar o desenho profissional aqui no Rio!!
Até a próxima reunião, mestre Nei Lima!!
...Oque dizer?
...Sou um furão!!!Perdi esta reunião com os amigos do traço na cachanga do nosso amigo e maestro Zé R. Graúna.Mas realmente não deu para mim,fico aguardando a próxima...e desta vez sem furos my friends!!!!!
Grande abraço para todos!!!!
Sem problemas, meu caro, outras reuniões virão!
Te esperamos, seu Glen Batoca!!
Grande abraço!!!
Nossa! Só feras do traço, hehehe! Muito legal.....abç a todos!!
↓
Pelo jeito traçaram "tudo e todas"...
reUNIÃO de craques dá um tiMÃO!
diEGO nôvo, ais! ahahaha!
Abraços!
Como eu queria que tivessem mais cartunistas na minha cidade...=/
As vezes me sinto meio isolado vendo vcs aí no Rio se reunindo... Os mestres João Bosco, Andre Abreu e Waldez sempre fazendo aquela muqueca lá em Belém...
Ser cartunista em Campo Mourão é bem solitário... =(
Postar um comentário