sexta-feira, 1 de abril de 2011

Charge "minha" no alojamento estudantil da UFRJ!



Esses dias algumas pessoas na UFRJ vieram me perguntar se a charge que estava no alojamento estudantil era minha. Eu respondi que possivelmente sim, já que geralmente disponibilizo aqui no blog.

Quando as pessoas me disseram como era a charge, logo vi que não era minha, mas começava com "Enquanto Isso". 

Bem, eu não inventei o "enquanto isso".  Aliás, é digno ressaltar que os "enquantos issos" são um recurso amplamente utilizado por inúmeros chargistas e cartunistas desde que o humor gráfico se entende por humor gráfico, ou antes.

Eu apenas criei o meu "Enquanto Isso" pra servir de título pras minhas charges, e com o tempo passei a considerar muita informação pra charge vir sempre precedida de título, então deixei o "Enquanto Isso" apenas pras charges da UFRJ.

Questões de direitos autorais da marca "Enquanto Isso" à parte, achei ótima a iniciativa de sei-lá-quem fazer a charge e colocar lá no alojamento!

De repente, vai que pode estar se criando um senso estético no que diz respeito às charges sobre a UFRJ

 Bem, desde que não usem exatamente a marca que registrei, qualquer pessoa que faça charges criticando o que está errado aqui e acolá em toda a Universidade tem todo o meu apoio.

O importante é que essas charges continuem sendo desenhadas.

E tenho dito!

4 comentários:

Renata Moreira disse...

Olá. Tudo bem?Eu,Renata Moreira(eba-ufrj) fui uma das criadoras da charge(criei a frase dos balões) e sou a responsavel pela colagem na parede em protesto,juntamente com dois estudantes da EBA e moradores do Alojamento(Tatiane e Walace: Desenharam) criamos essa charge.Mas quando criamos a charge ,não tivemos nenhuma intenção de vincular o recurso "enquanto isso" com a marca de Diego Novaes. Só soubemos do trabalho do cartunista depois do murmurinho sobre os cartazes que foram colados no alojamento.
Sucesso a você.
Um abraço!
Renata Moreira (renataviviane@gmail.com)
urbanata.blogspot.com

Diego Novaes disse...

Oi, Renata.

Como eu disse, eu não inventei o "Enquanto Isso". Tão pouco acho que vocês tiveram a intenção de vincular a frase ao meu trabalho.

Como escrevi na postagem, vários cartunistas usam "enquantos issos" o tempo todo.

Quero mesmo que vocês continuem fazendo, como quiserem fazer. E que façam mais. Com ou sem enquanto isso.

A crítica feita no humor gráfico é fundamental. Colada na cara de quem precisa ver todo dia pra acordar, torna-se mais fundamental ainda.

Principalmente no alojamento da UFRJ, tão esculhambado.

Sucesso a VOCêS!

Beijos,

Wallace Otaviano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wallace Otaviano disse...

OoOOoie! Fico feliz pelos comentários sobre o cartaz, realmente causou murmurinho, muitas pessoas queriam saber quem o tinha feito, bom o segredo já foi desvendado, rsrsrs...
Bom Diego, obrigado pela postagem, todos precisam saber o que acontece na Universidade, seja bom ou ruim.
Quanto ao "Enquanto isso", não importa quem inventou, o importante é fazermos nosso trabalho, e levar a arte para todos os cantos!
SUCESSO a NÓS!!
BjãOoOOOoo
Wallace Otaviano
(wallaceotaviano@yahoo.com.br)