quarta-feira, 18 de junho de 2008

Soldados da morte



“No final da tarde dessa segunda feira, dia 16, cerca de 400 pessoas que protestaram contra o exército em frente ao palácio Duque de Caxias, centro do Rio de Janeiro, foram alvejadas com bombas de efeito moral, gás lacrimogênio, balas de borracha e gás de pimenta. No palácio Duque de Caxias fica localizado o Comando Militar do Leste (CML) e a 1ª Região Militar (1ªRM).
O exército ocupa o morro da providencia desde dezembro do ano passado com o pretexto de garantir a execução do projeto Cimento Social. O projeto consiste na revitalização de fachadas, telhados e o exército vigia as áreas que estão em obras. Na prática, o trabalho é feito em sistema de mutirão pelos moradores e os militares não colaboram nas obras. Pelo contrário, coagem os moradores e impõe toque de recolher a partir das 22:00.
Os militares são acusados pelos moradores de terem provocado a morte de David Wilson Florêncio da Silva, Wellington Gonzaga Costa e Marcos Paulo da Silva. Os jovens foram sequestrados na tarde de sábado no Morro da Providência por militares e entregues a traficantes do Morro da Mineira. Domingo, foram encontrados mortos no lixão de Gramacho, em Duque de Caxias.”

Texto na íntegra em: http://www.midiaindependente.org/

"No sistema capitalista tudo está a venda, inclusive a honra"

por Carlos Latuff

“A recente tragédia envolvendo, mais uma vez, residentes de comunidades carentes no Rio, onde militares do Exército Brasileiro entregaram três jovens do morro da Providência nas mãos de traficantes de uma outra favela para serem torturados e executados, revela que há muito caiu por terra o mito da incorruptibilidade das forças armadas. Claro, haverão aqueles que se apressam em afirmar que se trata de um "caso isolado", aliás, argumento esse o preferido pelas autoridades e a mídia burguesa toda vez que surgem denúncias de envolvimento de policiais em crimes, numa tentativa de proteger as sacrossantas instituições da repressão. O que vemos no entanto é que, constantemente, vem a tona notícias dando conta do apoio logístico de militares brasileiros ao tráfico de drogas. E a frequência destes incidentes nos faz pensar que estão longe de ser exceções a regra. A corrupção é a maior, a mais vigorosa e consolidada de todas as instituições brasileiras, e nem todo o rigoroso treinamento e a hierarquia da caserna poderá livrar soldados ou generais de suas armadilhas, porque no sistema capitalista tudo está a venda, inclusive a honra.”

Leia mais em: http://www.redecontraviolencia.org/Artigos/341.html

Um comentário:

Diego Novaes disse...

”Dois ônibus do exército acabam de subir o Morro da Providência. Os moradores estão com muito medo do que possa acontecer essa noite.
Após as últimas manifestações, seis moradores foram detidos.
Parte dos manifestantes ainda se encontra na frente da 4a DP e em frente ao Comando Militar do Leste, exigindo a retirada do exército da comunidade. Até agora, o posicionamento do Comando Militar do Leste tem sido contrário à retirada.
Os manifestantes estão sendo contidos com spray de pimenta e outros mecanismos.
É fundamental a presença de advogados no local das manifestações, para que outras detenções não aconteçam e para que a mobilização não perca forças. “

http://www.redecontraviolencia.org/Noticias/340.html