terça-feira, 3 de novembro de 2009

Cenas das TREVAS dos bastidores...



Alô, pessoas!

Gostaria muito de ter publicado essa charge ontem, NO dia de Finados, mas nesse feriadão eu viajei e onde eu estava não tinha sequer scanner...rs

Bom, em todo caso, taí pra não passar em branco.

Sempre quis desenhar o Serra como um morto-vivo qualquer, tipo um vampiro ou um zumbi, (vamos combinar que já que ele tem mesmo o 'physique du rôle' para um filme de terror, com aquela cara de dublê mal pago de Nosferatu, qual a melhor data para publicar um desenho como esse???) Ehehe

Porém deixemos a questão de finados, mortos-vivos e cia implícita como opinião minha sobre o processo eleitoresco brasileiro...


Aliás, até queria falar um pouco aqui sobre as prévias do PSDB, mas prefiro deixar para outro dia, até por que não vai faltar oportunidade para escrever (e desenhar) bastante sobre isso.

Até porque textos gigantescos em todas as postagens fica chato...kkk

Abraços a todos!!!

15 comentários:

Anônimo disse...

Excelente, vejamos, a técnica é muito bonita, ficou brilhante o contorno Diego, e deve continuar seu estilo de entrosamento com a realidade, fatos do social, é muito gostoso ler sua arte, tem muita textura essa do vampirinho, e não dexo de elogiar a capa do blog lá no alto, me sinto em outro ambiente, quando estou aqui. Parabés e valeu pelo papo, fui

Anônimo disse...

ah mas antes de ir estava lendo, tem muita coisa, pesso para que o pessoal que passar por aqui como eu, não deixe de tomar nota das explicações de cada quadro, são muito legais para entender e aprender também viu diego, parabéns de novo, não ia esquecer disso que não mais que um apetrecho totalmente excelente, mas que dá uma ajuda dá! xD
ABRAÇO

Diego Novaes disse...

Opa!

Valeu Victor, obrigado pelos elogios e pelas recomendações aos leitores...rs

Acho importante eventualmente teorizar sobre o processo de criação da charge, sobre as escolhas que resolvi fazer sobre este ou aquele tema, até mesmo sobre a técnica que tento usar e tal.

Sobre as explicações quadro a quadro que você disse: é que eu, não me contendo em desenhar, ás vezes saio escrevendo desembestado que nem doido...rs

Um grande abraço e obrigado pela visita!!

byTONHO disse...



Vampiros é o que mais tem na política,
e bem "vivos"... ahahah!

Há os que de repente o povo ressuscita!

Mandou bem Diego!

JAMES disse...

carALHO em cima deles, hauahauahau!! abç do Zé!!

Diego Novaes disse...

Fala Tonhovisky e Jameszito!!!

É issaí, pancada no lombo da vampirada!!!

Abraços!!!

Maira Mattiello disse...

Opa!! Maz zaaa! Essa eu também soube de primeira mão!!

Fero disse...

Ambos gostam de sangue.
O vampiro se alimenta e
o político vive às custas
do sangue dos outros.
Conde Serra e Aécio de Neve,
rsrsrsrsrsrsrsrs
Abs. Fero

Unknown disse...

Opa! Até que enfim consegui entre aqui rapaz!
Belos trabalhos viu!
Sucesso e força e avante!

Nei Lima disse...

Olá, Diego!
Ao contrário dos colegas que aqui comentam e só elogiam, eu gostaria de colocar a minha humilde opinião sobre o seu trabalho e textos.
Primeiramente, penso que um bom trabalho não requer explicações. uma imagem vale mais que mil palavras. Quem não enteder o seu recado é por que está alheio ao que acontece à sua volta.
Outra coisa é o seu traço. A idpeia está excelente, mas você pode e DEVE melhorar mais o seu traço. Enxugar mais certos detalhes. ou melhor, ESTILIZAR.
Quanto às técnicas que eu uso, no momento eu estou usando a canetinha com a tablet diretamente no monitor e obviamente os vários pincéis (brushes) que o photoshop nos proporcina. Perguntar no intuito de aprender para progredir no seu trabalho não é vergonha nenhuma, meu caro. A gente só aprende se perguntar como se faz!
Sempre que quiser pergunte e se eu souber responderei com prazer, porque este negócio de dizerem que não se ensina "o pulo do gato" é pura insegurança de quem proferiu tal frase. Quem sabe tem mais é que passar adiante!

Um forte abraço!

Diego Novaes disse...

Vamos lá, resposta comunitária:

Valeu, Maira! rsrs

Conde Serra e Aécio de Neve foi ótimo, Fero! Parece esses B movies...KKK

Fala, Ray, fica tranquilo, tamo junto, meu camarada!

Abraços a todos!!!

Diego Novaes disse...

Grande Nei Lima!

Muito obrigado pelas suas observações e críticas, todas serão levadas em consideração.

Quanto a um bom trabalho não requerer explicações, reconheço que, por exemplo, nesta postagem seria desnecessário, uma vez que está bem claro o que pretendi falar. Isso se deve muito ao fato de que ouço alguns professores meus lá da EBA dizerem que se deve teorizar sobre o trabalho que se faz. Mas, puxa, é realmente meio redundante falar que o Serra parece um vampiro TENDO DESENHADO um Serra-vampiro, mas vai lá, já fiz a besteira...rs.

Mas, por exemplo, na penúltima postagem, além da charge, resolvi publicar sim o artigozinho que escrevi, e muito do que foi discutido foi em função de ambos, charge e texto. Ás vezes tenho uma verborragia e saio escrevendo sobre o que me incomoda muito, aí quando isso acontece, junto charge e texto e publico.

Sobre o traço, você está corretíssimo. Está meio lugar-comum, pesadão. É o mesmo problema de eu escrever mais do que preciso. Ás vezes a charge comunica bem sem precisar de certos detalhes, que eu chamo de teimosias. E, pra estilizar, também preciso de mais trampo na prancheta. Não tem jeito, é desenhar mais, ralar no traço. Lapidar, lapidar até ficar mais simples. Como diz o Amorim: menos é mais.

Sobre perguntar, me seguro até quando não me aguento mais de curiosidade...rs. Tomei um certo cuidado ao perguntar sobre a sua técnica, pois já vi artistas que não gostam muito disso. Mas agradeço a sua boa vontade em disponibilizar essas informações. Aprender com artistas mais experientes é fundamental.

Um grande abraço, meu caro, e obrigado pela visita!

Rico disse...

Oi, Diego! Sem grilo, nem pensei nisso. Na boa mesmo... só disse que a maior parte dos trabalhos postados no meu blog são publicados. "Um desenho" é o título que sempre coloco na postagem.
Abração!
Rico.

andré abreu disse...

saudações Dom Diego, ótimas charges como sempre!!!!

abs

Diego Novaes disse...

Oi Rico!

Ufa! Rsrs

É que eu sou novato lá no teu blog, liga não...kkk

Tá tranquilo, irmão, tamo junto!!


Faaala Andrezito, há quanto tempo, mermão!

Cê tá mandando muito bem lá no Baú do Cartoon, hein?



Abraços aos dois e obrigado pela visita!!