sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Proibido para menores de 171 anos


Oi pessoas, voltei. Disseram que charge acima é meio inusitada. Culpa da linda inspiração que me deu tudo que li, ouvi e vi essa semana. O efeito do purgante tá também abaixo. Quem quiser ler, fique á vontade. Além de não morder, é de graça.


Arrudaduto: apenas mais um
(Por Diego Novaes)

O Brasil assiste (já nem tão estarrecido assim) a mais um escândalo de desvio de dinheiro público por parte de “ilustres” membros da classe política brasileira. Só se fala nesse episódio em que o governador do Distrito Federal José Roberto Arruda se atolou no seu próprio esqueminha de propinas e corrupção. O flagrante é absoluto e inconteste. Porém, o que a boçalidade esclarecida de muitos oportunistas e maquiadores políticos de plantão faz questão de encobrir, é que o tal propinoduto é apenas mais um dos outros tantos que jamais chegaremos a descobrir, pois não foram filmados e nunca chegarão ás vistas da opinião pública, talvez por falta de um comparsa insatisfeito o suficiente a ponto de cooperar com a Polícia Federal.

Agora, parece que o famigerado PFL/DEM concretizou seu grande sonho: ter seu próprio mensalão, que diga-se de passagem, no tocante ao grau de corrupção não perde em nada para o mensalão do PT de 2007 ou o do PSDB, aquele mineiro, lembram? Aliás, dizem as más línguas que o DEM já estava bem mal das pernas e que esse foi apenas o golpe de misericórdia, e que a sigla, já enfraquecida, terá então muitas dificuldades de manter sua existência a partir de agora. E lá vem o governo falando que sempre propôs a tal reforma política, que ela seria o remédio para todos os males desta tão carcomida e defeituosa "democracia" em que vivemos. Se esquecem, no entanto, de que uma reforma política está longe de ser um antídoto para o que há de mais virulento e desprezível no comportamento da maioria dos nossos políticos: o mau-caratismo generalizado, evidência de que o Estado Brasileiro dá provas da falência geral de seus órgãos.

Aí é preciso lembrar que a ocasião faz o ladrão – literalmente. O PFL/DEM pediu oito dias para pensar na expulsão do falastrão desgovernador do partido. Vejam bem: oito dias apenas para efetuar uma simples expulsão. Inquérito, processo judicial, condenação e prisão, são como sempre uma realidade cada vez mais distante em casos como este. É só lembrar que muitos dos mensaleiros petistas já estão de volta ao cenário político, como se nada tivesse acontecido. E pra piorar a situação, o PFL/DEM, que está com seus principais quadros no governo do Distrito Federal (Paulo Octávio, o vice-governador, Leonardo Prudente, presidente da Câmara Legislativa) mergulhados nesse lamaçal até o pescoço, fará de tudo para não largar esse osso, já que o herdeiro do trono da linha sucessória seria o vice-presidente da Câmara Legislativa, Cabo Patrício, que é do PT. Para o PFL/DEM, entregar seu único governo conquistado ao PT é atestado de óbito político.

Não é de se admirar que isso tudo esteja acontecendo às vésperas de mais um ano eleitoreiro. A tática do governo de endeusar sua candidata já estava se enfraquecendo, graças ao desgaste político gerado por tanta exposição desta estrela sem luz própria que ela é. Então, convenientemente, vem à tona um escândalo envolvendo justamente o partido de oposição que se auto-proclamou o paladino da ética e da moralidade, humilhando-o perante a opinião pública e reduzindo toda sua retórica a pó.

Dessa vez não será diferente. O ano que se segue será mais uma oportunidade que teremos para cooperar com essas quadrilhas. Nossa amnésia política será mais uma vez fomentada pelo “debate tão necessário á democracia”, em que eles, os políticos de má fé, mau caráter e mau agouro, vão se acusar mutuamente até acreditarmos em seu teatrinho de fantoches, escolhendo uns ou outros dentre tantos desses patifes para serem nossos representantes.

Será que mais uma vez eles vão tentar nos fazer crer que as instituições são boas e as pessoas é que são ruins? E as instituições, são feitas de quê?

15 comentários:

xgr y eutry disse...

Hehehehehe...

Sempre impressionante!!

Parabéns Diego!

Diego Novaes disse...

Impressionante é a capacidade desses caras de roubarem dinheiro público sem parar. E mais impressionante ainda é como nós conseguimos muitas vezes achar isso tudo "normal".

Abraço, junior!!

celsolungaretti disse...

Certa vez, eu escrevi que a criminalidade é intrínseca ao capitalismo.

É mesmo, em todos os sentidos. Uma sociedade que erige a ganância, o privilégio e a competitividade em valores supremos implicitamente favorece os cidadãos a procurarem atalhos para atingirem seus fins.

Ou seja, não será com medidas policiais que acabaremos com a corrupção, mas sim com uma nova organização política, econômica e social.

Outra coisa: os valores desviados por meio da corrupção política são estarrecedores... mas representam uma gota d'água no oceano em relação, p. ex., ao que os bancos nos roubam por vias "legais".

A imprensa deita e rola em cima dos corruptos da política. Mas, jamais dará tiros no pé atacando da mesma forma os banqueiros, MUITO MAIS NOCIVOS PARA A COLETIVIDADE, pois está inteiramente nas mãos dos grandes anunciantes.

Por isto, eu sempre digo: nossa luta principal não é contra a corrupção, mas sim contra o capitalismo.

Um abração, Diego!

celsolungaretti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valéria Fernandes disse...

Esse foi pesado. :)

josé lucas disse...

É a única coisa que falta eles fazerem mesmo, enfiarem o dinheiro no c*!
Hahahaah esse é mau, mas dele eu tenho outro medo: o de ser roubado!

Putz, tenho q passar aqui mais vezes, me perco nos posta anteriores..

Flw Dieguito, abraços!

Roséli disse...

ótima charge, Diego ... Bem isso que todos pensamos: meteram dinheiro até no 'cu' ...
Você, além de tudo, escreve muito bem .... Afinal você é estuda artes ou jornalismo? Hehehe ... Brinco contigo, pq sei que para ser um chargista e 'captar' o importante do momento social, tem que ter personalidade investigativa de jornalista ... Bem, claro que não tem nada a ver com o jornalismo em si, pois é uma profissão em que, para ser bem sucedido, há que se vender para os grandes meios de comunicação ...
E sei que o chargista crítico tem essa capacidade de perceber a realidade ....
Bem, divago demais .. Como sempre ....Sou geminiana *.*
Inté ...

Diego Novaes disse...

Resposta comunitária, galera:

>Excelente análise, Celso,
Nessa sua reflexão você joga uma luz sobre a questão, nos deixando a par do fato de que a corrupção é inerente á estrutura do capital.

>Oi professora Valéria, que visita ilustre! Obrigado pela surpresa do comentário! Peguei pesado mesmo, não tenho a mínima intenção de aliviar esses caras. :)

>Fala Zezim, não vai demorar muito e isso vai ser realidade..HAHAHA
E cê pode vir visitar o blog e comentar sempre que quiser, será sempre bem-vindo!

>Oi Roséli! Existem jornalistas que atuam na imprensa alternativa e que são engajados na democratização da comunicação, e que ainda por cima conseguem pagar as contas! Vou trazer algo sobre eles nas próximas postagens.

Abraço a todos!!!

Fero disse...

Supositório caro, heim??
Abs. Fero

Unknown disse...

Pegou leve, da vontade de pegar masi pesado! heheheh...Abração Dieguito/!

A Desbocada disse...

Diego muito bom o esclarecimento dessa questão, acredito também que é tanta noticia de corrupção que acabamos por achar que é mais um... Não duvido se aparecer alguém com dinheiro enfiado no C´!!!Ahahhahaha!!!!
Tá na hora de acordar né? Ser patriota só na Copa do mundo e jogos Olimpicos não dá!Tem que cobrar dos políticos mais respeito pela população que paga seus impostos e não tira dinheiro do cú!!!!!
Abraços!!!

Diego Novaes disse...

E lá vamos nós, rs

>Fala Fero! Esse supositório sai caro é pra gente! HAHAHAUIAS!!

>Diemerzito, fique á vontade pra pegar mais pesado ainda, vc é um chargista dos bons, meu camarada!!

>Fabi, bom seria se gente se juntasse aos milhões pra cobrar desses pulhas assim como nos juntamos aos milhões pra ir á festas na praia, por exemplo.

Abraços a todos!!!

Glen Barbosa de Carvalho Batoca disse...

Fala Diego!Show de bola os seus trabalhos,já esta lá nos links,e vamos novamente ao encontro dos cartunistas para detonar o petisco e a gelada do Ferreth! HEHEHE!!!
Abração e bons traços!

Diego Novaes disse...

Fala seu Glen!!

Já tõ lá, mano véi!

Tamo junto e vamo que vamo!!

Abraço!!!

Rodrigo disse...

mandou muito bem Dieguito