quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pela democratização da mídia!


Essa é a outra charge que fiz para o jornal Fazendo Media desse mês. O texto abaixo é um resumo da linha editorial do jornal, é bem interessante de ler, assim, pra se ter uma idéia. É diferente do que a gente tá acostumado.

"Quando quatro corporações (Viacom, Disney, AOL Time-Warner e Rupert Murdoch) concentram 90% da produção de jornais, rádios, televisão, teatro e cinema, fica descaracterizada qualquer possibilidade de democracia nos meios de comunicação.

No Brasil, seis grupos controlam 667 estações de rádio e televisão. A informação produzida por este oligopólio é manipulada e envenenada de acordo com interesses outros que não os da sociedade.

Os veículos de comunicação da grande mídia limitam-se a transmitir as informações de maneira a agradar a elite político-econômica que a controla.

Para isso, distorce fatos, fabrica versões, descontextualiza acontecimentos e omite detalhes. Espalha o conformismo.

Dessa forma, molda percepções e define estilos de vida. Constrói e sustenta os paradigmas que permitem a manutenção do status quo. (...)"


Taí o link, vai lá:

http://www.fazendomedia.com/

3 comentários:

Clayton Ângelo disse...

Grande Diego, pois é esses oligopólios aliados à política são um verdadeiro perigo para nossa sociedade. Ficamos de pés e mãos atados. Belo trabalho! Abraços.

Fero disse...

Diegão, sem levar em conta que o que sobra fica na mão de políticos ou seus apaniguados, para servir de meio de alienação nas campanhas eleitorais.
Abs. FERO

Diego Novaes disse...

Fala Clayton e Fero! Realmente a grande mídia desempenha muito bem esse papel de Aparelho Ideológico do Estado. Gramsci explica, rs.

Abraços!!