quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Vitória do Humor?!


Essa charge eu fiz para o Olhar Virtual dessa semana, sobre aqueeeeeeela passeata de humoristas láááááá semaaaaaaanas atrás sobre a lei de censura ao humor.

Quem acompanha aqui o blog sabe que eu estava na passeata, inclusive entrevistei o chargista Nani. Mas nem falei das minhas impressões a respeito.

Pra mim aquilo lá foi até válido, mas não sei se as pessoas estavam realmente muito empenhadas em defender a democratização da comunicação, quando muito a liberdade de expressão dos humoristas ou se o episódio não passou de um imenso oba-oba de seguidores dos humoristas televisivos mais evidentes, como o Danilo Gentilli ou a Sabrina Sato. Saí de lá com essa dúvida.

E acho que o buraco da censura é mais embaixo. Hoje em dia não precisa ir longe pra dar de cara com a censura. A censura hoje pode aparecer dentro da própria redação dos jornais. E não necessariamente na figura do editor.

Por acaso tenho o privilégio de trabalhar em três jornais que não tem nada disso, mas já passei por alguns que não tinham autonomia pra falar nada sem incomodar um patrocinador, uma força política ou alguém importante pra vida do jornal. É complicado lidar com isso.


Pois bem, vou ficar quietinho.

Nenhum comentário: