quarta-feira, 29 de abril de 2009

Notícia que não vende


Essa é uma charge editorial que fiz para o jornal Fazendo Media de abril.

"Nos noticiários, fatos novos são oferecidos diariamente, para satisfação dos “consumidores” de informação. Há casos em que a notícia de um dia desmente a do dia anterior. Mas o telespectador nem percebe: ele não se lembra do que viu no dia anterior. Agora, para justificar essa longa introdução, surge uma incômoda pergunta: por que motivo os assassinatos de lideranças populares não recebem o mesmo tratamento? Por que esse tipo de homicídio só figura por alguns segundos nas telas dos telejornais? (...)

Talvez, os cidadãos não se sensibilizem com assassinatos como esse, e não tenham interesse em acompanhar a repercussão. Valorizaria- se mais mortes como a de Arthur Sendas do que a de lideranças de ocupações, e os jornalistas dariam mais atenção a casos como o do empresário, em busca de ibope. (...)

Uma segunda hipótese teria mais relação com o completo não-comprometimento da mídia, nas últimas duas décadas, com os movimentos sociais – mais que ignorados, são criminalizados". (...)


Fonte: Jornal Fazendo Media impresso, edição abril/2009

2 comentários:

Bernardo disse...

Ótima charge, camarada. Uma das melhores que vi, no sentido de denunciar a criminalização e perseguição do povo organizado e suas lideranças por parte da burguesia.
Está de parabéns cara!
Abraço, saudações socialistas!

Diego Novaes disse...

Valeu, compa!

Tamo juntos na luta!

Abraço!