sexta-feira, 22 de maio de 2009

Demissão "responsável"


Outra charge editorial que fiz com exclusividade para a edição desse mês do jornal "A Nova Democracia".

"Agora, no entanto, com a agonia do sistema capitalista, a falácia da demissão responsável vem sendo cada vez mais invocada pelo empresariado na vã esperança de que o proletariado se conforme tanto com o desemprego conjuntural quanto com o estrutural e aceite a precarização generalizada como única opção.(...)

São palestras motivacionais inócuas, cursos bobocas de "reciclagem" profissional, encaminhamento a entrevistas de trabalho onde se concorre com centenas ou milhares por meia dúzia de vagas, aconselhamentos irrealistas para a abertura de negócios próprios (...)

E assim, mais uma vez, os direitos e garantias conquistados pelos trabalhadores ao longo de toda uma história de duros enfrentamentos com o capital vão sendo aos poucos substituídos por um emaranhado de gambiarras cujo objetivo não é outro senão ajudar as empresas a manipular a força de trabalho segundo as conveniências da hora, da maneira que acharem por bem."

Leia mais em: http://www.anovademocracia.com.br/index.php/Mais-uma-gambiarra-para-destruir-direitos-trabalhistas.html

17 comentários:

Clayton Ângelo disse...

Concordo plenamente com você. Infelizmente estamos reféns dessa situação. Gostei muito do desenho. Abraços.

Unknown disse...

Parabens Dieguito!! Gostei muito desse charge meu velho!! Estou te seguindo e linkando lá no Charges! Um forte abraço e sucesso!

Filipe Zé disse...

Legal cara essa charge. Muito criativa. Preciso abordar assuntos como esse no meu blog. Abraço.

Diego Novaes disse...

Fala, Clayton!

Põe reféns nisso, cumpádie!

Pior que essas coisas vão acontecendo e a gente não percebe, quando ver já cortaram um bocado de direitos...

Abraço!

Diego Novaes disse...

Valeu pela gentileza, mestre Diemer!

É uma honra pra mim estar linkado no teu blog!

Assim que desatolar aqui te faço uma visita lá.

Forte abraço!!!

Diego Novaes disse...

Fala, Filipe, seja bem-vindo nesse espaço, véio!

Sempre que precisar tamoaê!

Abraço!!!

andré abreu disse...

rsrsrs, ótimo cartum Diego!!!

abs

Anônimo disse...

Vamos nessa Diego. Acontece Clayton, que diante dessa situação, só resta mesmo às massas extravasarem seu ódio de maneira espontânea, em explosões que ocorrem no campo, nas grandes e pequenas cidades, cada vez com menor intervalo entre elas e com diferentes graus de organização. Falta-lhes sobretudo uma direção que mostre que seu problema particular é o problema geral do nosso povo e da nação brasileira pois as Massas oprimida sempre vão fazer a Hitoria..Parabens

Diego Novaes disse...

Valeu, André,

Abraço!!!

Diego Novaes disse...

É, seu Anônimo, mas as "explosões das massas na cidade e no campo" só vão dar em alguma coisa real quando a tal esquerda, esse elefante branco, essa cabeça de bacalhau, se considerar parte do processo, perceber que deve tocar o barco junto. Mas infelizmente a burocratização tá muito grande, tem a esquerda revolucionária, a esquerda reformista, a esquerda pelega, tem maoísta, stanilista, trotskista, anarquista, leninista, tem de tudo. O que não tem é união. Pergunte a todos esses grupos: quem vai "comandar as massas rumo á revolução"? E todos vão responder em uníssono: EEEEEEEEEEEEUUUUUUUUUU!!!
Mas, "eu" quem?
Muita gente quer liderar, quer estar no palanque, em cima do carro de som, isso sim. Mas estar lado a lado com o povo, sentir as dores do povo, ser o povo, isso aí é pra poucos.
Acredito que você esteja nesse grupo seleto.
Né?

JAMES disse...

Muito legal os teus traços Diego....parabéns cara!!

Diego Novaes disse...

Valeu, ilustríssimo!

Forte abraço!

Anônimo disse...

Diego,Veja vocé com sua cultura que mostra a verdade para nosso povo,é assim que vai começar a libertação do nosso povo, temos que começar tudo de novo,tudo isso que se diz representar o povo na verdade engana amarra rouba o proletariado,as massas vão se libertar muito breve,e ja estão se libertando,Voce sabe porque que o burro puxa carroça?? é porque ele não ver ela,quando cai a viseira que tampa o olho do burro, ele joga tudo para cima,quebra a carroça e quebra quem o guia, não aceita ser enganado, nosso povo tambem não aceita ser enganado por estes politicos e por este estado e pelo imperialismo.Viva a luta do nosso povo oprimido!! =Parabens pelo blog

Isaac Braz disse...

Mandou muito bem Diego! Quando tu fostes no meu blog eu comentei, e aqui eu reforço: Essas tuas tiras são viciantes!

Abração, irmão!

Diego Novaes disse...

Anônimo, valeu pelo elogio, mas eu não me considero tão culto assim não. Sou não muito mais que um cara que usa o traço pra criticar e lutar contra tudo aquilo o que discordo.

Diego Novaes disse...

Valeu, grande Isaac!

E o primeiro viciado nelas sou eu!

Abração!

Naíme disse...

Olá, Diego!
Eu gostei bem criativo,e muito legal abordar esse assunto de uma maneira divertida.
Sucesso.