quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ensino distante


Nenhum profeta, oráculo, orixá, advinho, militante do movimento estudantil da UFRJ ou genérico tirou minhas dúvidas quanto ao ensino a distância na Universidade. Então fucei até chegar ás minhas próprias conclusões.
Abaixo um trecho do excelente artigo acadêmico "Educação Minimalista", do professor Roberto Leher:


(...)"A partir do mandato de Lula da Silva a realidade é outra. Projetos que outrora foram apresentados pelo MEC e recusados pelas universidades voltaram à baila, mas agora assumidos como se de autoria das próprias universidades, retirando o MEC do foco do conflito. Assim, diferente dos períodos anteriores em que os embates eram externos à universidade, o que facilitava a unidade da comunidade acadêmica, atualmente, o cerne dos conflitos se volta para dentro das instituições, ampliando o grau de liberdade do governo para levar adiante a sua agenda.

Outro aspecto novo a ser considerado é que setores mais empenhados no “capitalismo acadêmico”[5] têm assumido um posicionamento mais ativo, protagônico, nesse processo, justo por vislumbrarem a possibilidade de mais e melhores negócios em uma universidade massificada e aligeirada, em especial por meio de cursos a distância"(...)

4 comentários:

Há Fael disse...

Opa! Tu jah é famoso haha...
Valeu pelo comentário. Provavelmente vc chegaou até meu blog pelo Vinícius, né!? Maravilha. Curto muito tuas charges, cara... A verdade as evzes tem q ser mostrada de uma forma humorística pra ver se atinge uma galera maior. Tah certo.
Grande abraço! Té mais!

Diego Novaes disse...

Quê isso, véio! Poizé, cumpadí, é sempre o Sr. Rucci que tá nessas paradas... Mas valeu pelo elogio aê! Teu trabalho é massa, continue produzindo!
Putabraço!

ncarol disse...

Resolveu manter os cabelos brancos? Bem, acho q sim.
Ótima charge e vê se aparece.

Esther disse...

Dois reitores numa mesma charge? Nem estou fazendo aniversário para ganhar presente... Rsrsr.