sábado, 12 de setembro de 2009

A odisséia Sarney - parte final



Pois é, pessoal. Algumas poucas semanas se passaram e a cada dia que passa fica mais difícil encontrar um texto atual e politizado que trate da corrupção de José Sarney e da crise do Senado com alguma reflexão crítica para além dos jargões batidos como "abaixo a corrupção" ou "Fora Sarney".

Dá impressão de que o escândalo que chocou milhões de brasileiros há tão pouco tempo vai ficando pra trás, vai se afastando do nosso cotidiano, se acomodando nos cantos de nossa curta memória até cair no limbo. Conforme o tempo passa, mais a poeira vai baixando, mais nós vamos nos conformando e deixando de lado aquilo que aparentemente não se pode confrontar: a força do coronelismo brasileiro.

A vida segue em frente, outros escândalos virão, para que nos choquemos e indgnemos com eles, para que protestemos e para que enfim da mesma forma os esqueçamos.

Abaixo trexos de um artigo da jornalista Tatiana Merlino, para a revista Caros Amigos e do editorial desse mês do jornal A Nova Democracia. Ficou um pouco grande, mas vale a pena dar uma lida:



"Quadro do regime militar. Ex-político da Arena. Há décadas, dono do estado do Maranhão. Famoso por práticas clientelistas, fisiológicas e corruptas. Depois de mais de meio século de uma vida pública com esse currículo invejável, só agora, em 2009, José Sarney (PMDB-AP) foi “desmascarado”. Os responsáveis por alertar (ou iluminar) a opinião pública foram os representantes do PSDB e do DEM, além, é claro, da grande imprensa.

Pivô da crise instaurada no Senado Federal, seu presidente acumulava 11 acusações no Conselho de Ética da Casa. No entanto, todas as denúncias foram arquivadas, com a decisiva ajuda da bancada do PT.

Desde o começo do ano, a chamada Câmara Alta do legislativo brasileiro viu sua imagem ainda mais comprometida com a divulgação de uma série de irregularidades, como o excesso de diretorias, horas extras pagas a servidores durante o recesso parlamentar, mal uso das cotas de passagens aéreas e a utilização de atos secretos para nomear de apadrinhados e aumentar salários. (...)"

"A chamada "crise do Senado", nesse contexto, nada mais é que a ponta do iceberg — visível apenas pelas paspalhices dos dignos senadores — da renhida luta entre as frações da grande burguesia e do latifúndio e seus grupos de poder pelos despojos e privilégios de classe permitidos pelo imperialismo. Porém são contradições que se desenvolvem através de pugnas como também de conluios, como mais uma vez pôde a nação assistir no recente pacto para salvar Sarney e Artur Virgílio.

A imagem de um PT controlado pelo seu grupo mais fisiológico a serviço do gerenciamento do Estado, colocando no bolso as patéticas e tímidas dissonâncias de um Mercadante ou um Suplicy, é um selo estampado à testa do oportunismo, que definitivamente declara estar do lado do que há de mais atrasado na sociedade brasileira ao se aliar a Sarney, Calheiros, Collor e cia. Mas este é o desígnio de todo oportunismo."em>


Fontes: http://carosamigos.terra.com.br/index_site.php?pag=revista&id=132&iditens=309

http://www.anovademocracia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2427&Itemid=105

13 comentários:

JAMES disse...

Deixa comigo....me vingarei na URNA, hehehe! abç Diego!!

Diego Novaes disse...

É meu camarada, só assim mesmo pra acabar com esse vilão!

HAHAHA!

Abraço mister James!

Unknown disse...

Idem ao que o Zé falouDieguito!! Mandou bem, muito criativa meu velho!!

Diego Novaes disse...

Valeu meu camarada!

Abraços Diemerzito!!!

Clayton Ângelo disse...

Olá Diego, lhe agradeço a visita! Bom cara, essa do Sarney não tem jeito mesmo... infelizmente só nos resta a urna para nos "vingarmos". O que é pior que há muitos "Sarneys" por aí, disfarçados ou não revelados. Normalmente só descobrimos esse tipo quando os elegemos. Que Deus nos ajude. Grande abraço.

Diego Novaes disse...

Oi, Clayton, mais uma do Sarney: hoje ele disse que é a imprensa que persegue o Senado e que o Senado é perseguido por "fazer as coisas ás claras"!

WUAHAHAHAHAHAU!!!!


Abraço, rapaz, valeu pela visita!

Waldez disse...

olá diego, ótimos trabalhos, abraços!

Diego Novaes disse...

Abraço Waldez!

Isaac Braz disse...

Hahaha. Pow, Diegão, tava até comentando sobre o teu Sarney MUN-RÁ! Haha. Muito bom, cara. Mandando bem como sempre!

Esse teu blog é muita diversão e cultura, cumpadi!

Abração!

xgr y eutry disse...

FENOMENAL!!!!!


Fazia um tempo que eu não dava uma passada aqui...
Cada vez que eu entro me impressiono mais!!!

Muito bom Diegão!!

Diego Novaes disse...

Ehehehe!!!

Valeu pela visita cês dois!

josé lucas disse...

Cada vez mais, fico impressionado com suas charges QUE ISSO MUITO FODa véeio! E o Sarney me lembro o Goro (é Goro mesmo né?) do He-Man hsuahsua!
Falew Diego, abraços!

Diego Novaes disse...

Fala Zélucas!

Valeu pela força, meu cumpádie!

Errou feio, véi, esse aí é o Mumm-Ra dos Thundercats!

Pra refrescar tua memória:

http://www.youtube.com/watch?v=ea7l_9EYpAk

"Antigos espíritos do Mal, transformem essa forma decadente em Mumm-Ra, o de VIDA ETERNA!!!"

Qualquer semelhança com o coronel Sarney é mera coincidência!!!

WUAHAHHAHAHAHAHAHUHUIASSS!!!

Abração!!!